Prêmio Abril de Jornalismo

clique
clique para fechar   Finalistas/Destaques
PremiadosJurados clique para fechar

  

33° Prêmio Abril de Jornalismo - Regulamento

As Categorias

Foram 36 as categorias do XXXIII Prêmio Abril de Jornalismo:

16 de Matéria Completa, 4 de Texto, 5 de Arte, 3 de Foto, 4 Digitais e 4 Especiais.


Prêmio Matéria Completa
 
Neste quesito, o critério de julgamento das matérias é a forma como o leitor as vê. A excelência do texto e do design são avaliados em seu conjunto, de acordo com cada categoria abaixo:

1. Beleza
2. Carreira e Trabalho
3. Casa
4. Ciência
5. Comportamento
6. Cultura
7. Economia
8. Educação
9. Esporte
10. Gastronomia
11. Gente
12. Moda
13. Política
14. Saúde
15. Tecnologia
16. Viagem

Prêmio Texto

17. Artigo
Nesta categoria são avaliados a qualidade do texto, a abordagem surpreendente e o enfoque original.

18. Entrevista
A categoria premia textos que trazem um retrato dissecado do entrevistado, com intervenções precisas e oportunas.

19. Perfil
Nesta categoria é levada em conta a forma de revelar o caráter da personalidade retratada, as múltiplas fontes de informação utilizadas e o resultado esperado: uma imagem definitiva, surpreendente e inédita do personagem.

20. Reportagem
Nesta categoria são avaliados a investigação, a apuração precisa, o furo, a novidade e a qualidade do texto.


Prêmio Visual - Arte

21. Capa
Mensagem visual de compreensão instantânea que desperta intensa cobiça pela publicação, apresentada de modo elegante, claro, surpreendente, sedutor ou original.

22. Design de abertura de matéria
Design que traz impacto visual sedutor e original na abertura da matéria, em relação harmônica com o tema apresentado.

23. Design de matéria
Design de matéria inteira que, pela harmoniosa interação de seus componentes visuais e tipográficos, alcança incomum padrão de originalidade, surpresa, sedução ou elegância.

24. Ilustração
Desenho, vinheta, cartoon, história em quadrinhos ou qualquer outro gênero de arte gráfica que, pela originalidade, criatividade ou beleza, captura o leitor para a matéria ou a publicação.

25. Infografia
Combinação de elementos gráficos e de texto com padrão incomum de clareza, surpresa, sedução, originalidade ou elegância para apresentar a informação ao leitor.


Prêmio Visual - Fotografia
 
26. Foto produzida
Fotografia (em cores ou preto-e-branco, com luz natural ou artificial, interior ou exterior), planejada, resultante da sinergia entre repórter visual e repórter fotográfico, que documenta com alto apuro técnico, olhar exclusivo e incomum teor de beleza, fantasia, elegância, clareza, surpresa, sedução, originalidade, impacto emocional ou poder de sensibilização estética (inclui retrato).

27. Ensaio fotográfico
Conjunto de fotografias (em cores ou preto-e-branco, com luz natural ou artificial, interior ou exterior), planejadas, resultantes da sinergia entre repórter visual, repórter fotográfico e repórter de texto, que documentam com alto apuro técnico, olhar exclusivo e incomum teor de beleza, fantasia, elegância, clareza, originalidade, impacto emocional ou poder de sensibilização estética.  

28. Fotojornalismo
Foto ou conjunto de fotos de flagrantes (em cores ou preto-e-branco) que documenta acontecimento ou situação (conjunto de acontecimentos) com estrita fidelidade factual, olhar exclusivo e grande apuro técnico, beleza, clareza, surpresa, sedução, originalidade, impacto emocional ou poder de sensibilização estética.
 
 
Digitais

29. Site
Site que melhor explora o conteúdo digital, aliado a um design cativante, capaz de atrair audiências com criação de ferramentas e informações específicas que complementem a experiência da edição impressa, quando for o caso.

30. Blog
As melhores opiniões pessoais ou da redação, publicadas nos meios digitais, com atualizações permanentes, que contribuem para o debate e a polêmica.

31. Vídeo
A produção mais bem realizada que contribua para a informação ou o entretenimento dos sites da Abril.

32. Conteúdo para celular
Idéias e ferramentas originais que catalisam o interesse da audiência, seja por meio de notícias, seja por meio de serviços ou entretenimento.
 
 
Prêmios especiais 

33. Edição Especial de Revista
34. Projeto Gráfico
35. Revista do Ano
36. Projeto Multitítulos - Planeta Sustentável

 
Prêmio Viagem-Estágio

A Abril poderá atribuir outros prêmios especiais: para o jornalista do ano, o designer ou webdesigner do ano e o fotógrafo do ano. Esses prêmios consistem em uma viagem-estágio. A critério da direção da Abril os prêmios serão concedidos ou não.
 

O que é o prêmio

1. O prêmio viagem-estágio é um incentivo para o profissional da Abril aperfeiçoar seus conhecimentos e se especializar em sua área.
2. A Diretoria Secretaria Editorial orienta juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas na busca e escolha da empresa ou editora parceira que o profissional deseja conhecer/visitar.
3. O profissional que receber o prêmio terá até 31 de dezembro de 2009 para fazer a viagem. Se a viagem não for feita até a data acima mencionada, o profissional perderá o direito ao prêmio.
4. O prêmio viagem-estágio somente será concedido para funcionários da Abril.
5. O prêmio consta de uma passagem aérea para qualquer lugar dos Estados Unidos ou Europa (ou para outro lugar cujo bilhete aéreo tenha valor similar) mais US$ 1.000,00 (mil dólares) de ajuda de custo.
6. O funcionário que ainda não tiver realizado a viagem perderá o direito ao prêmio no caso de ser desligado da empresa.


Das Inscrições

* As inscrições foram abertas nas categorias de 1 a 34, e a categoria 36. O prêmio especial de Revista do Ano, categoria 35, é concedido exclusivamente pela Direção da Abril. A organização do prêmio se reserva o direito de não conceder prêmio para alguma das categorias se não for oportuno.

* Foram inscritos trabalhos publicados entre janeiro e dezembro de 2007 em títulos e sites do Grupo Abril, regulares ou especiais, de natureza exclusivamente jornalística.

* Podem concorrer apenas trabalhos feitos exclusivamente para publicação em veículos jornalísticos do Grupo Abril, o que exclui obras compradas ou adaptadas de outras publicações, nacionais ou estrangeiras.

* Podem ser inscritos até 60 trabalhos por publicação semanal, 40 por quinzenal, 30 por mensal e 15 por publicação trimestral ou quadrimestral. Dentro desses limites, é livre o número de inscrições por categoria.

* Não se faz distinção entre trabalhos de autoria individual ou de equipe.

* Os trabalhos podem ter autoria de funcionário da Abril e de freelances.

* A comissão julgadora pode fazer inscrição ex officio de trabalhos.

* Aos jurados é permitido remanejar as inscrições por categorias de prêmio, desde que essa providência resulte em melhor critério de justiça na premiação.

* A autoria dos trabalhos, assim como a grafia correta do nome dos profissionais inscritos, é de inteira responsabilidade de quem inscreve, cujo login e senha foi previamente cadastrado no site de inscrição.

voltar para home

 
2008© - Editora Abril